Biblioteca Pública de Gaspar recebe projeto Ouvir pra Ler, em abril. Participe!

Escolha um objeto e veja quanta imaginação e fantasia há na história que nele contém.


O que você acha de escolher um objeto e, a partir dele, ser surpreendido por uma história, música, conto popular ou causo? Parece interessante? Agora, isso é possível. O 8º Festival Literário de Gaspar vai oferecer ao público o espetáculo Bibelô Encantado, no dia 11 de abril, segunda-feira, às 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.

O espetáculo, narrado e interpretado pela atriz e contadora de histórias Sandra Baron, traz mais de 30 histórias curiosas em que você se diverte e aprende ao mesmo tempo. Em Gaspar, a apresentação está disponível para crianças acima dos 8 anos que, de forma descontraída, serão incentivadas à leitura e ainda passearão por um universo lúdico.

Bibelô Encantado traz como novidade o conto popular “Nossa Senhora, o Linguado e o Siri” em que, ao final da história, uma casquinha de siri percorrerá as mãos das crianças para que vejam e apalpem a imagem em alto relevo de Nossa Senhora impressa nela. Para a Biblioteca Municipal será entregue ainda um material com esta história escrito em braile para fazer parte do acervo aos leitores cegos.

A artista Sandra Baron explica que o projeto busca incentivar a leitura e promover a literatura de forma simples e divertida por meio da correlação das narrações orais com os livros de histórias das bibliotecas. “Além de aprender de forma descontraída, o público vai ter acesso ao rico acervo de livros da biblioteca e usufruir de um bem público que está à disposição da população”, ressalta Sandra Baron.

 Workshop contação de histórias

 Além do espetáculo, um workshop para pais, professores, bibliotecários, arte-educadores, recriadores, artistas e demais interessados vai ensinar de maneira prática e teórica os princípios da narração oral por meio de elementos como texto, voz, corpo e espaço. O evento acontece também no dia 11 de abril, das 8h às 11h30, na Biblioteca Pública Municipal.

Ministrado pela artista Sandra Baron, o workshop vai abordar, por meio de exercícios práticos, dicas e sugestões sobre escolha de uma história, uso de elementos cênicos, memorização, interação com a plateia e fechamento da história.   

O workshop objetiva “transmitir conhecimento da estrutura técnica de uma narração oral, oportunizar o desenvolvimento de habilidades a partir dos elementos que compõem os princípios da narração oral e disseminar agentes multiplicadores da arte de contar história”, explica Sandra Baron.

Como participar

Para participar tanto do espetáculo quanto da oficina é necessário fazer inscrição gratuita pelo telefone 3091-2203. As vagas são limitadas. Para participar é necessário ainda muita vontade de aprender e disposição para contar lindas histórias.  

Saiba mais sobre o projeto

O projeto Ouvir pra Ler é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc. Idealizado pela Companhia Sandra Baron com produção de Mídia F Produções, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Gaspar. 

Ouvir pra Ler é um projeto de incentivo à leitura em que o espetáculo Bibelô Encantado,  da Cia Sandra Baron, fará uma apresentação nas bibliotecas públicas municipais de Balneário Piçarras, Bombinhas, Brusque e Gaspar. O público-alvo do espetáculo são estudantes entre 6 e 12 anos que estão alfabetizados ou em fase de alfabetização. Além disso, será disponibilizada uma oficina de contação de histórias de três horas de duração para professores, monitores, bibliotecários e interessados em geral.

Conheça a artista e ministrante Sandra Baron

Sandra Baron é atriz, bonequeira, contadora de histórias, produtora cultural e artesã. Recebeu o prêmio Mestra Nacional da Cultura Popular - Oralidade e Cantigas de Roda, Edição Selma do Coco, em 2018 e o Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas pela Biblioteca Nacional, em 2016. Dirigiu mais de 40 peças, atuou em mais de 30 montagens, coordena, ministra e produz cursos, oficinas, festivais e eventos.  

A artista foi selecionada em mais 40 festivais, três deles no exterior (Argentina, Chile e Portugal). Participou de apresentações em quatro edições Sesi Bonecos, uma edição do EnCena Catarina que percorreu 15 cidades, uma edição do Palco Giratório Sesc por 27 cidades de 10 estados brasileiros e ainda duas edições do Baús de Histórias Sesc que percorreu 26 cidades catarinenses.

Sandra desenvolveu ainda vários projetos culturais, como o Teatro Bom Demais, Cultura em Cena, Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua, Festilambe Brasil, Teatro no Engenho, entre outros.

Fique atento! Projeto Ouvir pra Ler na Biblioteca Pública Municipal de Gaspar!

O quê:

Apresentação do espetáculo Bibelô Encantado

 e 

Workshop Contação de Histórias

Quando: 11 de abril de 2022

Horário:

14:00 (espetáculo)

8:00 às 11:30 (workshop)

Onde: Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, em Gaspar

 

Inscrição gratuita e limitada: (47) 3091-2203


#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial