Contos da Ilha da Magia em Porto Alegre

Cia Sandra Baron realiza ciclo de apresentações, oficinas e saraus na capital gaúcha

De 10 de junho até o próximo dia 12 de julho, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebe uma série de apresentações que mesclam teatro e contação de histórias. O grupo Cia Sandra Baron comanda o espetáculo ‘Contos da Ilha da Magia’, que promete encantar moradores e turistas levando à capital gaúcha um pouco da fantasia presente no folclore do litoral catarinense. No total, serão vinte apresentações, todas com acesso gratuito.

O espetáculo da companhia catarinense, idealizada pela atriz Sandra Baron, natural de Brusque e radicada em Jaraguá do Sul, Norte do Estado, teve seu projeto selecionado no Edital Concurso Cultura 2014, do Ministério da Cultura. Ao todo, 144 projetos foram aprovados para movimentar as 12 cidades que recebem as partidas de futebol da Copa do Mundo a partir do próximo dia 12.

Em Porto Alegre, as apresentações da Cia Sandra Baron acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro da capital.


Oportunidade de aprimoramento

Além de promover diversão e cultura para moradores e turistas, a companhia catarinense oferece ainda uma oportunidade de aprimoramento para atores, educadores ou iniciantes na atividade de contação de histórias e teatro. Nesta terça - feira, 10, após a primeira apresentação, o elenco do espetáculo ‘Contos da Ilha da Magia’ realiza a palestra ‘A importância da narração oral na formação do leitor’, no Teatro Carlos Carvalho - anexo à Casa de Cultura Mário Quintana.

Destaque ainda para a realização de um ciclo de quatro oficinas, sendo duas delas com o tema ‘A narração de histórias e suas implicações pedagógicas’ e as demais com foco na iniciação básica na arte de contar histórias.
As atividades voltadas aos iniciantes têm o intuito de despertar a naturalidade de cada contador. Já a proposta para educadores e pessoas que já atuam nesta área conta com uma perspectiva pedagógica, tendo o incentivo ao gosto pela leitura como principal pano de fundo.

Cada oficina possui uma carga horária de oito horas/aula. Podem se inscrever maiores de 18 anos, independente de profissão. As vagas são limitadas e é possível inclusive se candidatar para mais de um evento. Quem quiser garantir a vaga deve enviar nome, telefone e profissão/ atividade para o e-mail atrizsandrabaron@gmail.com.

Para complementar a agenda de programação cultural intensa, também estão confirmados cinco saraus de contação no Teatro Álvaro de Carvalho. Neles, Sandra Baron terá a companhia do renomado Sérgio Bello, de Florianópolis, e do produtor Fabio Prates.

Sobre a Cia Sandra Baron

A Cia Sandra Baron foi fundada em 2012. Com atuação destacada nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Brusque, a companhia realiza apresentações, oficinas e workshops com foco no teatro e na contação de histórias. Para 2014, a companhia já conta com uma agenda repleta de trabalhos que inclui compromissos no Estado de Santa Catarina e também em outras regiões do país.

Somente em 2013, as apresentações e capacitações atingiram um público de 19 mil pessoas, em 16 cidades diferentes. Considerando apenas Jaraguá do Sul, a companhia se apresentou para um total de 10 mil pessoas.
Entre os personagens mais conhecidos da atriz Sandra Baron está Ana Cigana, que, tirando objetos do próprio bolso, interage com o público e faz plateia viajar pelo imaginário de boas e divertidas histórias. Para saber mais, basta acessarciasandrabaron.blogspot.com. O grupo também está no Facebook.

AGENDA - PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Apresentações do espetáculo Contos da Ilha da Magia:
Quando: de 10 a 13, de 17 a 20 e de 24 a 27 de junho e de 1 a 4 e de 8 a 11 de julho
Horário: às 19h
Local: na Travessa dos Cataventos - Casa de Cultura Mario Quintana

Palestra de abertura
Quando: dia 10 de junho (após o espetáculo)
Horário: às 19h
Local: Teatro Carlos Carvalho - Casa de Cultura Mario Quintana

Sarau de Contação de Histórias
Quando: nos dias 14, 21 e 28 de junho e em 5 e 12 de julho
Horário: às 19h
Local: Teatro Carlos Carvalho - Casa de Cultura Mario Quintana

Oficinas (vagas limitadas)
Quando: dias 16, 23 e 30 de junho e dia 7 de julho
 Horário: das 8h às 18h
Local: Teatro Carlos Carvalho - Casa de Cultura Mario Quintana

Segue calendário das oficinas, caso desejar, você poderá se inscrever nas duas: "A Iniciação Básica na Arte de Contar Histórias" e "A Narração de Histórias e suas Implicações Pedagógicas", como elas se repetem, escolha somente uma data de cada uma delas.
Para inscrição é necessário ser maior de 18 anos, e enviar nome, telefone, endereço e profissão ou atividade.
Carga horária de cada oficina: 8 horas / aula. Vagas limitadas.
OFICINAS
- 16 de junho, das 8h as 12h e das 14h as 18h: "A Iniciação Básica na Arte de Contar Histórias", com Sandra Baron, para iniciantes e interessados maiores de 18 anos.
- 23 de junho das 8h as 12h e das 14h as 18h. "A Narração de Histórias e suas Implicações Pedagógicas", com Sérgio Bello, voltada para educadores e demais interessados.
- 30 de junho, das 8h as 12h e das 14h as 18h: "A Iniciação Básica na Arte de Contar Histórias", com Sandra Baron, para iniciantes e interessados maiores de 18 anos.
- 7 de julho das 8h as 12h e das 14h as 18h. "A Narração de Histórias e suas Implicações Pedagógicas", com Sérgio Bello, voltada para educadores e demais interessados.

Informações:

Turma da oficina de Contações de Histórias com Sandra Baron. Parabéns a todos! 16.06


Gente querida e batalhadora da Regional Sul do Minc, fazendo uma visita ao elenco.



Apresentação 13.06


Entrevista TVE


Entrevista TVE


Entrevista TVE



Casa de Cultura Mario Quintana, cenário histórico e maravilhoso do projeto Contos da Ilha da Magia.




Apresentação do dia 11.06


Sarau de contações de histórias, troca maravilhosa de histórias. 14.06


Estréia e palestra no teatro Carlos Carvalho. 10.06




#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial